top of page
  • Foto do escritorRamon Gomes

Produtividade em tempos de quarentena


Segundo uma pesquisa feita pelo Data Senado, 4 em cada 10 brasileiros viram uma melhora em sua produtividade trabalhando remotamente de casa. De pontos positivos a primeira vista, o seu lar é um lugar livre de pressões exteriores de um ambiente de trabalho, onde você pode ter mais liberdade em suas vestimentas ou ter a companhia de seus animais de estimação, além de você acabar ganhando algumas horas que num dia normal, seriam usadas no deslocamento ao seu trabalho.


Porém, um dos obstáculos encontrados é a distração. Seja incômodos causados por outras pessoas do ambiente ou a tentadora vontade de olhar as redes sociais com mais frequência. A procrastinação acaba se tornando um dos maiores inimigos nesses momentos, tanto para aqueles com emprego fixo quanto para quem quer tirar um projeto da gaveta e pô-lo em prática. Vou citar algumas algumas dicas que têm me ajudado ultimamente. Algumas aprendi com pessoas ao longo da vida e outras eu mesmo desenvolvi e espero que ajude.


👉 Siga a Hume no Instagram e fique por dentro das novidades!


1- Dê o primeiro passo


Imagine que produzir algo é como entrar numa piscina. O receio de pular com a água gelada pode nos impedir eternamente se deixarmos, e o único caminho é pular. O desconforto pode ser grande de início mas com o tempo você se acostuma. Parece papo de coach dizer para parar de arranjar desculpas, mas acaba se tornando real. Sempre haverá um obstáculo que fará parecer que não é o momento de começar, mas é importante dar o primeiro passo e por seu projeto em prática.


2- Organização de tempo e metas



Há pessoas que trabalham melhor separando tempo para uma tarefa e assim que se esgota, largam de mão e passam a outra atividade, outras que possuem uma maior flexibilidade de tempo e preferem estabelecer pequenas metas para ir comprindo uma a uma. Seja qual for a estratégia que combine melhor com seu ritmo de trabalho, é importante que se organize e mantenha o foco durante esse tempo. A opção das metas possui a vantagem da satisfação que sentimos quando se cumpre o objetivo.


3- Elimine as distrações


É extremamente difícil não se deixar levar por uma leve olhada nas redes sociais. Os 5 minutos podem logo se tornar algumas horas se deixarmos. O ideal é deixar o celular em algum outro cômodo caso não seja necessário, ou apenas loggar o essencial no computador enquanto trabalha. Separe seus dias em blocos de trabalho e durante um tempo depois de suas tarefas aproveite as redes sociais.


4- Saiba o momento certo de parar


Para designers e artistas em geral


muito perfeccionistas, um trabalho nunca parece estar pronto de verdade. Sempre há como melhorar algum aspecto, porém muitas vezes o tempo não é infinito. No caso de projetos, caso fique o tempo todo polindo-o, ele nunca verá a luz do dia. Por isso é importante se por um prazo para o lançamento. Mesmo que não esteja 100%, lance-o . O feedback após a conclusão o ajudarão a melhorar nos próximos.


5- Separe bem os feedbacks


Após a conclusão, é importante absorver as opiniões, porém sempre usa-las como combustível. As positivas para fazer mais vezes e as negativas para melhorar. Não deixe que alguma crítica não favorável o impeça de produzir mais futuramente. O melhor jeito de aprender algo é sempre produzindo e treinando mais.


Essas são as minhas dicas de hoje. Espero que os ajudem a tomar a iniciativa e manter a constância. Eu pelo menos quero continuar a pô-las em prática. Para um melhor desenvolvimento e evolução, a constância é o melhor caminho.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page