top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Como posicionar sua marca sobre assuntos polêmicos

Artigo de opinião é um texto que busca desenvolver um determinado ponto de vista.


É um formato com enorme impacto social, pode formar opinião, construir políticos e destruir carreiras. E portanto requer responsabilidade e consciência dos autores.


Ele também é muito bom para atrair público para um determinado movimento, mas para isso deve ser postado de maneira constante, assim constrói um público engajado, ainda mais se escrito com paixão.


E são excelentes para marketing pessoal, por exemplo, se você trabalha com turismo, crie um blog semanal ou até mensal relatando experiências de viagem, hotéis, lugares, assim se torne um formador(a) de opinião. E assim terá mais visibilidade no seu trabalho.


Mas para fazer um artigo de opinião, é importante entender que ele defende um ponto de vista, por isso deve ser escrito para construir de maneira eficiente essa defesa, e até há uma fórmula que ajuda quem escreve nessa construção.


É dividido em três partes:


  1. introdução à tese (ponto de vista) -você apresenta o seu ponto de vista e o defende.

  2. desenvolvimento com argumento - é onde você embasamento o seu ponto de vista, informações, lógica, citações, dados e etc.

  3. Conclusão - é uma síntese de tudo o que você já disse finalizando/repetindo tudo de maneira rápida e enxuta. E muito importante, a ferramenta que vai te ajudar a ter a criatividade, afinal de contas, bloqueio criativo é o maior inimigo dos escritores. A técnica é chamada de brainstorm (chuva de ideias, em um tradução utilitária) É muito simples, escolha o tema e escreva no cabeçalho de um folha, e embaixo faça uma lista com todas as palavras que vem à sua mente que esse tema pode trazer, sem tabus ou preconceito, o que vier escreva, e no final quando já tiver muitas palavras na lista, risque as que você não acha úteis e com as que sobrarem você pode escolher as melhores para serem o norte do seus texto. Espero que tenha gostado e não se esqueça de ser um(a) escritora(o) com responsabilidade.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page