top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Como escrever um bom manifesto para sua empresa?

Precisa escrever um manifesto, aqui tem algumas dicas de como fazer e de como vencer o bloqueio criativo.


No dicionário manifestar é declarar, tornar público. E como gênero textual ou em uma campanha, um manifesto funciona (entre outras cosias) como uma aula/propaganda, cheia de argumentos sobre a filosofia q uma empresa ou um movimento assumem.


Suponha que você queira fazer diferente, mostrar para o mundo uma nova forma de pensar ou agir, defina os argumentos, as regras e dogmas e ponha em um papel, esse papel é o seu manifesto.


Se bem escrito, é ótimo para disseminar de maneira sintética as suas ideias.


Por isso um manifesto é ótimo para uma empresa ou campanha com um conceito forte, embora para campanhas eu acredito que cartas abertas sejam mais adequadas, pois um manifesto deve ser feito para durar no tempo, pense no manifesto comunista, ele até hoje, quase um século depois ainda instiga e é polêmico.


Mas voltando, imagine uma escola de yoga, ou um canal sobre yoga, com ideias de autoconhecimento e sabedoria, um manifesto seria muito útil, um ótimo complemento, para o marketing e ferramenta para a filosofia.


Isso nos leva ao formato, manifestos não tem uma forma definida, podem ser listas, texto, vídeos, livros etc. Nos dando assim muitíssimas possibilidades.


Como fazer

Como já falei, manifestos não tem um formato pré-definido, porém tem algumas características em comum, algumas delas são:


  • Insatisfação com alguma coisa.

  • uma noção de como resolver isso.

  • E um manifesto sabe muito bem para quem está falando, sabe qual é o seu público e a linguagem que esse público entende.

E se você precisa fazer um manifesto para o trabalho ou para uma revolução, vou te dar um passo a passo genérico que pode te ajudar.


  1. Encontre essa insatisfação, e estude, entenda o máximo possível dela.

  2. Encontre uma solução. Ninguém vai te dar moral se só apresentar os problemas, deles a gente já sabe, e queremos seguir alguém que nos guie para um mundo melhor, com menos problemas.

  3. Deixe claro o seu por que. Por que o mundo é injusto? Por que vocês estão sofrendo? Isso será o combustível para as pessoas seguirem o seu manifesto.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page